sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bolo de laranja

Esse bolo de laranja é resultado de uma mistura de várias receitas. A massa do bolo é uma adaptação de uma torta de laranja de um dos cadernos de receita da minha querida avó Míriam, que era uma confeiteira de mão cheia. A calda é dessa receita aqui e a laranja confitada é do livro Chocolate (Ramon Morató).

Bolo de laranja

Ingredientes:
Ovos médios - 2 unids
Açúcar cristal - 200g
Manteiga sem sal, em pomada - 45g
Farinha de trigo comum - 180g
Sal - 1 pitada
Suco de laranja - 80ml
Fermento químico - 5g (1/2 colher de sopa)
Laranja confitada - 60g

Calda
Suco de laranja - 150ml
Açúcar - 65g

Preparo:
1 - Pré aquecer o forno a 180oC. Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.
2 - Na batedeira, bater os ovos até dobrar de volume, juntar o açúcar e depois a manteiga. Juntar a farinha e o sal, alternando com o suco de laranja, batendo apenas para incorporar. Por último, juntar a laranja confitada.
3 - Colocar a massa em forma com furo no meio de 23cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Assar por cerca de 40 minutos ou até que quando enfiar um palito, ele saia limpo.
4 - Para a calda, levar ao fogo o suco de laranja e açúcar e ferver por 5 minutos. Desenformar o bolo ainda morno, furar com um palito e regar com a calda. depois que esfriar, salpicar açúcar de confeiteiro.

Já fiz em formas individuais e, não me lembro bem, mas acho que me renderam 10 unidades. O tempo de forno é menor.

Para preparar a laranja confitada, colocar as laranjas em uma panela com água e cozinhar por cerca de 40-50 minutos em fogo baixo. Deixar esfriar um pouco, cortar em cubos, juntar o açúcar (usar 40g de açúcar para cada 100g de laranja) e cozinhar em fogo baixo.

3 comentários:

Antonio Araujo disse...

A Receita parece simples, as fotos são impressionantes, o texto delicioso e o blog lindo. Resumindo: não há como, vou tentar fazer e ver no que dá : )
Obrigado por manter o site para nós.

Isabela Tibo disse...

Obrigada pelas palavras Antonio! Volte sempre aqui no blog e, depois que fizer o bolo, me conte o que achou!

Anônimo disse...

Isabela, querida, sua irmã (Míriam) esteve jantando aqui com a gente um tempo atrás e falou muito bem de você. Daí que de vez em quando a gente dá uma bisbilhotada no teu blog. Agora mesmo estamos preparando teu bolo de laranja. Tomara que fique bom! Nossos hóspedes irão te agradecer.
Abs,
Adriana & Christophe Legond
Voilà Bistrot - Paraty - RJ