segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ervas e Temperos - Manjericão

Com aroma e sabor doce e picante, que dá frescor às preparações, o manjericão é uma erva muito apreciada. É oriundo da Índia, mas foi na Itália que seu uso culinário se consagrou. É ingrediente principal de vários pratos típicos italianos (molho pesto, salada caprese, pizza margherita, etc.) e é cultivado nesse país desde o Império Romano.

É uma planta de pequeno porte, sua altura varia de 0,50 a 1 m, suas flores são brancas ou rosadas, do tipo espiga. De fácil cultivo, pode ser plantado em canteiros ou em vasos, precisa de solo fértil, irrigação regular e exposição ao sol. Existem várias espécies, mas as  mais conhecidas por aqui são o Basílico (de folhas maiores), manjericão comum (da foto) e manjericão roxo.

Seu uso culinário é bem extenso, difícil listar, pratos frios, quentes, salgados, doces, combina muito com azeite, tomate, berinjela, abobrinha, queijos, etc. Dá um sabor especial a saladas, massas, molhos, pizzas e sanduíches. Em pratos quentes, deve ser adicionado ao final do cozimento, para que não perca seu aroma.

Abaixo, link das receitas com manjericão publicadas aquino blog:

Brigadeiro de colher
Trufas de pistache e manjericão
Espetinhos de Parma, mozzarella e manjericão
Salada de bacalhau com arroz sete grãos
Caponata
Crepe de peito de peru defumado
Manteiga de ervas
Rigatoni
Vermelho assado sobre cama de ervas
Ravioli de queijo de cabra e ervas

2 comentários:

Anônimo disse...

Humm dá quase pra sentir o cherinho desse manjericão daqui. É uma das minhas ervas favoritas! <3

www.labculinario.com

Isabela Tibo disse...

Obrigada pela visita Pamella! Bjos